Educação abre inscrições para o Programa Brasil Alfabetizado

Publicado em 1 de Fevereiro de 2012 às 11:29

Todas as escolas da rede municipal de ensino de Itapeva estão de portas abertas para jovens e adultos que desejam concluir o ensino fundamental. O Programa Brasil Alfabetizado, iniciativa do Governo Federal, executado pela Secretaria Municipal da Educação de Itapeva, está com inscrições abertas. As aulas terão início na próxima segunda-feira, 06 de fevereiro.

Os interessados devem ter idade superior a 18 anos e podem efetuar a matrícula na escola mais próxima, portando xérox do CPF e RG ou certidão nascimento ou casamento. É solicitado também, no ato da matrícula, cópia da conta de luz. Os alunos receberão ainda, material didático gratuito.

“O Programa tem o objetivo de garantir a continuidade do ensino fundamental a pessoas com mais de 18 anos. É uma ferramenta muito importante que vai atender pessoas sem alfabetização, ou até mesmo aqueles que não conseguiram concluir os estudos até a 4ª série do ensino fundamental”, explica a secretária municipal da Educação, Selma do Carmo Bührer Cravo.

As aulas são gratuitas e ministradas no período noturno, quatro dias por semana. Após um ciclo de oito meses de aulas, o aluno é submetido à avaliação. Os aprovados podem continuar os estudos já na 5ª série, e os alunos que não estivem aptos podem participar novamente do Programa.

“São poucos os casos, mas ainda existem analfabetos na zona rural de Itapeva. Nossa meta é mudar essa realidade, dando oportunidade a todos que tenham vontade de retomar os estudos e buscar uma nova vida. Até os idosos podem voltar a estudar, nunca é tarde para começar”, explica a secretária.

Mais informações:
Centro de Formação Pedagógica