Demutran intensifica fiscalização em Itapeva

Publicado em 20 de Abril de 2011 às 01:12

O Departamento Municipal de Trânsito de Itapeva(Demutran), órgão subordinado à Secretaria Municipal de Defesa Social, está intensificando a fiscalização a veículos quanto ao volume de som, de acordo com solicitação de moradores do município. O objetivo é coibir os abusos nas principais praças e avenidas da cidade e na Praça de Eventos Zico Campolim, além de melhorar a qualidade de vida da população.

Segundo o Código Brasileiro de Trânsito, a penalidade para o excesso de som é infração grave, no valor de R$ 127,69 e soma cinco pontos na carteira. No último final de semana, 12 veículos foram multados nessas áreas, além de três motocicletas, que também foram autuadas fazendo malabarismos, dirigindo com ameaça aos pedestres e demais veículos.

Segundo o secretário municipal de Ação e Defesa Social Luciano Oliveira, os atos cometidos são tidos como desrespeito aos demais moradores. “Som alto nos carros e barulho em excesso atrapalha tanto quem mora nas redondezas como quem frequenta esses lugares, seja a passeio ou para a prática de esportes”, diz. “Todos podem se divertir, desde que com moderação”, completa.

Não haverá horários específicos para a fiscalização, pois ainda de acordo com o secretário, o excesso é incômodo a qualquer hora. “Não importa que seja de manhã, à tarde ou durante a madrugada, o barulho em demasia sempre incomoda”, fala Luciano. “A Secretaria de Defesa Social está agindo para evitar essas situações”, finaliza.