S.I.M. é garantia de qualidade na produção dos alimentos

Publicado em 23 de Outubro de 2017 às 22:21

O Prefeito Luiz Cavani enviou, para ser apreciado pelos vereadores, o Projeto de Lei que cria o SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL – S.I.M. O SIM terá por atribuição fiscalizar e inspecionar a produção, manipulação ou processamento de produtos de origem animal. É um trabalho de relevante importância para os munícipes, pois garante a qualidade dos produtos oferecidos, com normas sanitárias que garantirão a qualidade na produção e comercialização de alimentos, garantindo a qualidade dos produtos que chegam a nossa mesa.
Com a inspeção e garantia do cumprimento das normas sanitárias, os produtores terão maior facilidade para venderem seus produtos.

O Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M) é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, adicionados ou não de produtos vegetais, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito.

São atribuições do Serviço de Inspeção Municipal – S.I.M.:

- Inspecionar e fiscalizar os estabelecimentos de produtos de origem animal e seus produtos;
- Realizar o registro sanitário dos estabelecimentos de produtos de origem animal e seus produtos;
- Proceder a coleta de amostras de água de abastecimento, matérias-primas, ingredientes e produtos para análises fiscais;
- Notificar, emitir auto de infração, apreender produtos, suspender, interditar ou embargar estabelecimentos, cassar registro de estabelecimentos e produtos; levantar suspensão ou interdição de estabelecimentos;
- Realizar ações de combate a clandestinidade;
- Realizar outras atividades relacionadas a inspeção e fiscalização sanitária de produtos de origem animal que, por ventura, forem delegadas ao S.I.M..