Procedimentos para recolha de animais abandonados

Publicado em 18 de Agosto de 2017 às 23:40

A prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Agricultura e Abastecimento, presta o serviço de apreensão de animais soltos na rua. Devido ao grande número de solicitações, a secretaria expõe as normas para o recolhimento e o procedimento que o munícipe deve tomar para solicitar o serviço.

Todo pode fazer a denuncia através dos telefones 153 e 199 da Guarda Municipal de Itapeva, 24horas/dia, sete dias por semana. A empresa responsável pela apreensão tem até duas horas após acionamento pela Guarda Municipal para atender o chamado, caso necessite, o animal receberá os primeiros atendimentos pelo veterinário da empresa responsável pelo recolhimento. O animal ficará sob a guarda da empresa durante 15 (quinze) dias corridos, e será encaminhado a Administração Pública para posterior adoção em feiras.

Não são atendidos animais que estejam em domicílios particulares ou que possuam proprietários, apenas em casos de maus tratos confirmados e processos judiciais devidamente instaurados e não são recolhidos animais soltos e vias públicas que não representem risco a população.

Conforme informações da secretaria, o cidadão que realizar a denuncia deve permanecer no local ate a chegada do socorro.

Em se tratando de animais de grande e médio porte, serão recolhidos equino, bovinos, ovinos e animais de produção que permaneçam em ruas e calcadas, amarrados dentro do perímetro urbano, causando incomodo ou risco a população e animais que visivelmente sejam vitimas de maus tratos.

No caso de pequenos animais, o simples fato de o animal estar na rua não é critério para recolha, visto que possuímos uma população canina errante em nossa cidade, fato esse que deve ser controlado através de ações voltadas a controle populacional. Alguns bairros possuem acúmulo de animais nas ruas devido ao período de reprodução, nestes casos são recolhidas as fêmeas no cio para posterior castração e doação.

Confira abaixo os critérios para recolha de animais de pequeno porte:

ü  Animais comprovadamente atropelados, em estado de desnutrição evidente, que estejam doentes e que sofrem abusos e maus tratos.

ü  Cadelas de rua prenhes prestes a parir.

ü  Cães e gatos que estejam oferecendo risco à população, como animais agressivos e casos de mordeduras comprovadas.