Prefeitura irá reinaugurar o BrinCRAS no próximo dia 11

Publicado em 6 de Setembro de 2017 às 22:44

A Prefeitura Municipal de Itapeva, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social estará realizando nesta segunda-feira, dia 11, a reinauguração do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - BrinCRAS no Jd. Kantian.

A unidade tem capacidade de atendimento para crianças e adolescentes e possui caráter preventivo, pautado na defesa dos direitos e desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo, prevenindo situações de vulnerabilidade social.

O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica que será ofertado de forma complementar ao trabalho social. O espaço realizará atendimentos em grupo. Serão atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras. É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

Segundo o Secretario de Defesa, Desenvolvimento Social e Esportes, o equipamento representa a forma de atuação para humanizar a Assistência Social e cada vez chegar mais próximo das pessoas. “É um espaço que vem de encontro com o que a população precisa e ao que buscamos ofertar, um tratamento especial, cada vez mais próximo, SCFV vai atender crianças e adolescentes que de alguma forma possuem vínculos familiares fragilizados. Neste espaço o público atendido terá atendimento especializado para cada idade em especifico e atividades de lazer e cultura.” O secretário acrescentou ainda que as crianças e adolescentes atendidas pela rede da Secretaria de Desenvolvimento Social serão o público alvo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Sendo prioridade neste caso a população local do Serviço.

O SCFV será organizado de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a convivência comunitária.