Idosos participam de ações para Qualidade de Vida

Publicado em 14 de Agosto de 2017 às 23:39

Os idosos da Vila Dignidade receberam os alunos do curso de fisioterapia da Fait, na última sexta-feira, dia 11, e participaram de diversas ações de saúde como aferição da pressão, atividades de alongamento, atividades em grupo sobre o poder do sorriso, benefícios da boa amizade, prevenção de acidentes, entre outras ações.

No período da manha participaram os alunos que residem em Itapeva. No período da tarde participaram os que residem em Itararé. Os alunos da cidade de Itararé ficaram encantados com o projeto e estudam a possibilidade de levar a ação para lá. Além de ajudar os idosos a alcançar o bem-estar físico, contribuindo para a prevenção de lesões causadas pelo esforço, movimentos repetitivos ou posturas incorretas, a prática de exercício é ainda uma excelente arma contra a depressão.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Southern Methodist, de Dallas, nos Estados Unidos, a prática de 21 minutos diários de exercício físico ajuda a combater a ansiedade e depressão. O responsável por este estudo, Jasper Smith, explica que esta prática parece atuar em neurotransmissores específicos do cérebro, com efeitos semelhantes aos dos antidepressivos, além de libertar serotonina e dopamina que nos fazem adotar comportamentos mais positivos e felizes. Deste modo, para além de contribuir para o bem-estar mental, ela melhora a auto-estima, fortalece as relações sociais interpessoais e combate o isolamento.