Exploração sexual de crianças e adolescentes é crime

Publicado em 18 de Maio de 2017 às 16:08

Em referência ao Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, dia 18/05, a Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Defesa Social e Esportes realizou, na quinta-feira, dia 18, campanha de conscientização contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Na ocasião, a equipe da secretaria realizaram visita às escolas municipais para conversar com os estudantes sobre a importância de denunciar os casos de exploração. Todas as dúvidas dos alunos foram sanadas e foram entregues folhetos explicativos sobre o tema.

O Secretário de Desenvolvimento Social, Defesa Social e Esportes, Luciano de Oliveira, participou ativamente de toda a ação e entregou pessoalmente os folhetos explicativos para os alunos nas escolas. Ele explica que a criança ou adolescente sempre deve estar atenta para não ser aliciada por adultos mal intencionados. “Muitos adultos criminosos oferecem presentes ou dinheiro para as crianças ou adolescentes para poderem cometer os atos de abuso. Explicamos para os jovens que eles nunca devem aceitar estes tipos de acordo e sempre devem denunciar casos de exploração”, explica o secretário.

O Prefeito Luiz Cavani apoia as medidas de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Ele destaca que as ações de conscientização são eficazes para que os conceitos sejam disseminados entre a população. “Os jovens são o público-alvo do tema e também são multiplicadores da informação. Uma juventude conscientizada não se deixa enganar por criminosos, por isso, sempre apoiamos as ações as ações informativas junto aos alunos da Rede Municipal”, destaca.

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu carbonizado seis dias depois e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.