Campanha de conscientização sobre esmolas é realizada

Publicado em 14 de Setembro de 2017 às 02:07

Não dê Esmola” é uma campanha da Secretaria Municipal de Defesa, Desenvolvimento Social e Esportes de Itapeva-SP. Realizado através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, a campanha visa conscientizar a população sobre o seu papel em evitar dar esmolas às pessoas em situação de rua.

É comum nos dias de hoje, depararmos com pessoas em situação rua pedindo esmolas nas Praças, Faróis em frente aos mercados e demais logradouros Públicos, quantas vezes uma pessoa em situação de rua já chamou sua atenção ou despertou a vontade de ajudá-la? Imagine quanto representa a soma de todo o valor empregado por você e por outras milhares de pessoas solidárias… Não lhe parece curioso o fato de que aquelas mesmas pessoas sempre permanecerem na situação de pobreza?
Você pode imaginar quantos R$ 0,50 – R$ 1,00 - R$ 2,00, elas ganham pedindo esmolas?

Segundo relato de algumas pessoas em situação de rua do nosso município, eles conseguem arrecadar em média R$ 90,00 à R$ 150,00 Reais por dia, todavia esse dinheiro é utilizado para compra de drogas licitas e ilícitas, degradando cada vez mais sua saúde. A esmola, mesmo sem esta intenção, acaba contribuindo para mantê-las nas ruas, expostas a todos os tipos de violência e até à dependência química. Na realidade essas pessoas precisam reconstruir o seu projeto de vida!

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social, conta com abordadores sociais, Assistente Social e Psicólogo para acolher e dar o encaminhamento necessário visando a reinserção social para esse público alvo.
É importante lembrar que o CREAS, vem cumprindo com suas atribuições, porém muitas vezes o cidadão não deseja sair daquela situação, deseja ficar nas ruas, pois nas ruas faz oque bem entende.
Quer ajudá-las de verdade? Ligue para o Serviço Especializado em Abordagem Social: 3521-4612 (atendimento e segunda a sexta-feira, das 8h às 17h).