Voltar

Informações Turísticas

Para obter informações turísticas do município de Itapeva, entre em contato através do e-mail ou telefone: 

depturismo@itapeva.sp.gov.br

Tel.:  (15) 35220055

Fazenda Pilão D'Água

Fazenda de relavante valor histórico. Abriga até hoje o Casarão, a Senzala, os muros de pedras e outros vestígios do tempo dos escravos, que os construíram.

Voltar ao Topo

Catedral Sant'Ana

Construída a partir de 1785 por 40 escravos numa técnica denominada "taipa" que significa tapar. Em 1968, então a igreja recebeu o título de Catedral. Atualmente conta com espaços harmônicos e obras de relavante valor artístico e histórico.

Voltar ao Topo

Memorial ao Tropeiro

O Memorial ao Tropeiro foi construído em homenagem aos tropeiros que por ali passavam, vindos do Rio Grande do Sul, rumo a Sorocaba, onde levavam suas tropas para a comercialização. Itapeva faz parte do circuito dos tropeiros.

Voltar ao Topo

Casa da Cultura

A Casa da Cultura, ou Casarão como é chamado, foi construída em 1881 pelos escravos e suas paredes são de taipa. Pertencente ao poder público, abriga hoje a "Casa da Cultura Cícero Marques" onde são realizados vários eventos culturais.

Voltar ao Topo

Capela do Carmo

A princípio, a Capela do Carmo era consagrada a Nossa Senhora da Conceição. Foi construída nas proximidades da residência do Vigário José Custódio do Camargo, pela dificuldade de locomoção do mesmo até a Igreja Matriz. Posteriormente passou a demoninar-se Capela de Nossa Senhora do Carmo.

Voltar ao Topo

Cachoeiras

O município conta com 45 cachoeiras. Em geral, são cachoeiras com cerca de 2 a 50 metros de altura apropriadas para a prática de rapel e algumas podem ser visitadas mediante a autorização prévia.

Voltar ao Topo

Artesanato

Devido à grande área de reflorestamento do município de Itapeva, um dos seus principais artesanatos são as peças esculpidas em madeira. Também merece destaque os artesanatos em argila, cestarias em bambú e os belíssimos trabalhos com sementes. Artesãos de Itapeva e de toda região podem expor suas peças na Casa do Artesão, localizada no Parque Pilão d´Água.

Voltar ao Topo

Cânion Pirituba

O Cânion Pirituba está localizado em Itapeva no sudoeste do Estado de São Paulo, numa área de transição entre Cerrado e Mata Atlântica. É aqui onde se localiza uma de suas extremidades que se estendem até o estado do Paraná. Distante apenas a 40 km do centro da cidade, o Cânion é denominado como Escarpamento Estrutural de Furnas, uma formação em arenito que constitui em um raro Sítio Geomorfológico no Brasil. O cânion é um depósito glacial marinho que se fundiu ao longo de milhares de anos. Neste passeio você poderá contemplar os mirantes com seus paredões de até 120 m de altura e se refrescar nas cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas. Para este passeio há três níveis de roteiros: intenso, moderado e leve. Passeio oferecido pela agência de turismo Itapeva Viagens e Ecoturismo.

Voltar ao Topo

 

Saltinho do Coqueiral

O distrito da Areia Branca é referência no município de Itapeva no cultivo de orgânicos, ou seja, verduras e legumes sem a adição de adubos químicos e agrotóxicos. O Saltinho do Coqueiral fica na divisa entre os municípios de Itapeva e Guapiara. O sítio preserva, além da horta orgânica, uma linda cachoeira e pequenas trilhas que proporcionam um contato direto com a vida no campo.

Voltar ao Topo

 Parque Rupestre Água Limpa

O município de Itapeva esta inserido numa região de transição dos ecossistemas de Mata Atlântica e Cerrado. Com ambientes diversificados compõe um mosaico de florestas, campos rupestres, cerrados, rios, lageados e cachoeiras. Distante apenas 14km do centro de Itapeva, a Fazenda da “Nona” Zina Fraccaroli, é uma propriedade produtora de grãos como soja, milho, feijão e trigo. Também produz gado da raça Santa Gertrudes. Com seus 330 alqueires de área, possui algumas jóias como 90 alqueires de mata nativa com rica biodiversidade entre seus paredões rochosos, o rio Taquari-Guassú, uma linda cachoeira com 30 metros de queda e açudes. Seu diferencial é antigo abrigo indígena com inscrições rupestres que remetem aos povos Kaingangs que ocuparam a região sudoeste do estado a mais de 2000 anos.

Voltar ao Topo

AONDE FICAR »
Mais Informações
GASTRONOMIA »
Mais Informações
NOSSAS AGÊNCIAS »
Mais Informações
LOCADORAS DE VEÍCULOS »
Mais Informações


Copyright © 2017 Prefeitura Municipal de Itapeva   |   Todos os Direitos Reservados

CNPJ: 46.634.358/0001-77 | Telefone: (15) 3526-8000

Praça Duque de Caxias, 22 - Centro - Itapeva/SP, CEP: 18.400-900


Site desenvolvido por aurlinformatica e Assessoria de Imprensa da Prefeirura de Itapeva

Última atualização: 15/Dez às 18:40